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PRÁTICAS SEGURAS

CONTATE E NEGOCIE COM CONFIANÇA
A CNA/B2Brazil, através do Mercado CNA, está concentrada em facilitar os contatos de negócios e transações de empresa para empresa (“B2B”), e em fazer com que sua experiência seja segura e simples. Em todas as transações, você deve tomar decisões de negócio com conhecimento de causa. Essas Dicas de Segurança são oferecidas para ajudá-lo a tirar o melhor proveito do Mercado CNA e identificar potenciais parceiros de negócios de uma maneira que sua experiência na Internet seja mais protegida e segura.
TOME SEUS CUIDADOS
Conduzir as investigações adequadas sobre seu parceiro de negócio é uma parte importante de sua tomada de decisões sobre o andamento da negociação. Há pouco espaço para equívoco no que se refere à escolha de um fornecedor digno de confiança, contar com um comprador crível ou reter um provedor de serviços competente.

A maioria das informações a serem buscadas na internet resultará em relações bem sucedidas que podem ser mutuamente benéficas para ambas as partes. Porém, é muito importante que você se proteja da improvável possibilidade de fraude que possa vir a acontecer devido à ocultação da verdadeira identidade e/ou intenções de um parceiro.

Fornecemos o máximo possível de informações sobre nossos clientes cadastrados. Você ainda pode obter informações adicionais sobre nossos clientes realizando buscas na internet ou adquirindo um relatório de crédito e comercial. A CNA/B2Brazil se esforça para proporcionar transparência sobre a identidade e legitimidade de seu parceiro comercial. Porém, na qualidade de executivo você deve compreender que controvérsias honestas acontecem entre empresas legítimas e trata-se de um fato do mundo dos negócios, quer você encontre seu parceiro de negócio na internet ou não. A CNA/B2Brazil não pode garantir a qualidade dos produtos fornecidos ou serviços prestados por cada um de seus clientes.
SE VOCÊ SUSPEITAR DE FRAUDE…
Há várias ações que você pode tomar se suspeitar de fraude de uma parte ou tiver um sério desentendimento:

Contate a empresa e combine uma reunião por telefone ou pessoalmente. Em geral, isso soluciona a situação. A maioria dos compradores e vendedores é honesta e confiável, e os problemas podem ser simplesmente relacionados a uma questão de mal-entendido ou devido às diferenças culturais.

Se você suspeitar de fraude por parte de seu parceiro em potencial, recomendamos informar às relevantes autoridades responsáveis pela execução das leis.

Você também deve informar a CNA/B2Brazil sobre qualquer suspeita de má utilização de nosso website por parte de qualquer empresa cadastrada, para que possamos rever o status da conta do cliente e tomar a devida atitude. Simplesmente clique em Fale Conosco e descreva a situação.

DICAS DE SEGURANÇA

Você pode tomar várias ações para pesquisar seu parceiro em potencial de negócios que conheceu na Internet a fim de evitar ou reduzir o risco de fraude ou desentendimentos. Elas incluem:
INVESTIGAÇÃO DE SEU PARCEIRO
Antes de se envolver no negócio, você deve verificar as credenciais de parceiros em potencial. A internet é uma excelente fonte para estas informações. Pesquisar o site do parceiro em potencial ou mesmo informações sobre o responsável em sites como o Linkedin ajudam bastante neste sentido. Você também pode adquirir crédito e informações comerciais detalhadas sobre as empresas através de serviços oferecidos por empresas como Serasa e D&B.

É sempre aconselhável contatar o parceiro em potencial por telefone antes da troca de bens, dinheiro ou contratos. Da mesma forma, sempre que possível, você deve encontrar-se pessoalmente com seu parceiro comercial e visitar as instalações de sua empresa. Embora a Internet oferece uma abundância de informações sobre seu parceiro em potencial que o possibilitam fazer uma avaliação inicial, não há nada que substitua o contato frente a frente. Caso deseje que a CNA/B2Brazil agende uma reunião frente a frente com um parceiro comercial em potencial, favor contatar-nos.
PREPARE UM CONTRATO INTELIGÍVEL
Propor um acordo por escrito entre você e seu provável parceiro é a única maneira de assegurar que ambos estejam "na mesma sintonia". Você deve preparar e executar um contrato definitivo com obrigatoriedade jurídica ou outro documento vinculativo (por exemplo, ordem de compra) entre sua empresa e a empresa cliente que identifique claramente o assunto do negócio e os acordos legais entre as partes. Dependendo do tipo de contrato, você deve considerar constituir a assessoria jurídica competente.
PROTEJA-SE AO ENCOMENDAR OU FORNECER AMOSTRAS
Como comprador, antes de confirmar uma ordem de compra certifique-se de que o produto satisfaz suas expectativas. Como vendedor, antes de enviar a amostra solicite o pagamento de uma amostra e/ou o pagamento referente aos custos da remessa, especialmente se seu produto tiver um alto valor de revenda.
PROTEJA-SE CONTRA O RISCO DE PAGAMENTO
Para Vendedores: Geralmente, não é prudente para um vendedor concordar em aceitar pagamento de um comprador novo depois que ele receba os produtos. Uma vez que um comprador tenha recebido as amostras ou produtos sem pagamento, é muito difícil que sejam devolvidos. Se você for um vendedor e não negocia com seu comprador há muito tempo, evite vender seus produtos em conta aberta (neste caso você estará estendendo o crédito para seu comprador). Utilize as melhores práticas para proteger seu recebimento de pagamentos, incluindo pagamentos antecipados, pagamentos avista, pagamentos via cartão de crédito, garantias bancárias etc., emitindo notas fiscais para todos os pagamentos.

Para Compradores: É prudente que os compradores usem as melhores práticas para se proteger, realizando a devida diligência no vendedor e tendo um sólido acordo por escrito que seja legalmente aplicável e no lado do pagamento, para tomar precauções extras nas primeiras compras. Se o vendedor parecer mais concentrado no pagamento do que em qualquer outra questão, ou indicar que o pagamento em dinheiro deve ser feito urgentemente, deve-se ter mais cautela com a transação. Seja extraordinariamente cauteloso quando o vendedor solicitar o envio de dinheiro para uma conta cujo verdadeiro dono não pode ser localizado; por exemplo, você não pode localizar o nome verdadeiro da pessoa por trás de uma conta por meio de um serviço eletrônico. Para compras de menor valor, o uso de um cartão de crédito pode fornecer proteção ao comprador.
USE OS SERVIÇOS DE INSPEÇÃO ANTES DA REMESSA
Se você for um comprador, pode se proteger contra a qualidade insatisfatória pedindo uma inspeção antes da remessa dos produtos. Você pode exigir a inspeção como condição para pagamento.
TOME CUIDADO COM FALSOS ENDEREÇOS DE E-MAIL
É possível para qualquer pessoa com algum conhecimento técnico enviar um e-mail com um endereço falso. Quando você receber um e-mail de alguém que conhece ou cujo endereço de e-mail parecer legítimo, mas a mensagem de e-mail parecer suspeita, você deve verificar se o e-mail veio da pessoa que o remetente alega ser.
TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE DA CNA/B2BRAZIL
As informações que aparecem em nosso website sobre os clientes da CNA/B2Brazil ou seus produtos (inclusive, mas não limitadas, ao nome da empresa, pessoa de contato e detalhes, descrição e especificações do produto, fotografias, vídeos, etc.) são fornecidas pelos clientes. Quaisquer tais informações são de exclusiva responsabilidade do cliente que as forneceu. A CNA/B2Brazil não é responsável por, ou está sujeita à, exatidão, correção, legalidade ou veracidade de quaisquer tais informações. Além disso, ao usar ou fornecer informações em nosso website, a CNA/B2Brazil não é responsável por, ou está sujeita à, conduta de quaisquer de nossos clientes com relação às atividades de seus negócio.